Apocalypto - De Mel Gibson


Inverno de rachar dos beiços chama um Chimas, uma pipoca e um bom filme. Minha escolha para a ocasião foi Apocalypto, de Mel Gibson, um filme que divide opiniões da crítica, muda conceitos e causa impacto. Bem o que eu gosto.

Sem fazer muita pesquisa, fui a locadora e aluguei o DVD, juntei a patroa debaixo das cobertas, esgacei o volume e iniciei a sessão.

Quanto a História:

Mel Gibson já tinha me deixado de queixo caído quando usou o Idioma Aramaico em "A Paixão de Cristo" e agora, cavocou dos confins do Novo México, a quase extinta Lingua Maia para montar essa verdadeira obra prima que tem na sua base a extinta Civilização que habitava a América Central.

Mas vamos começar do início. Apocalypto é um filme de Aventura, que mistura cenas de incrível ação, com dramas pesados e emoções a flor da pele. Conta a história de uma tribo de Índios que é praticamente exterminada por guerreiros desconhecidos. Os sobreviventes são levados a uma cidade de pedra e daí que começa a coisa toda. Não vou contar a história para não estragar a surpresa. Mas adianto, o filme é de tirar o fólego, com cenas cruas de sacrifícios humanos, lutas emocionantes, perseguições e surpresas, tem tudo o que o espectador quer.

Quanto a Produção:

Fantástico, real, impecável. A fotografia do filme é impressionante. Os cenários são perfeitos, os ambientes fiéis e o figurino seguido da maquiagem chegam a assustar. É incrível a dose de realismo da obra. Usando poucos efeitos digitais, Mel Gibson ganha a atenção do espectador com tatuagens, cicatrizes, ornamentos faciais e ambientes de dor e sofrimento que mexem nas entranhas de qualquer um.

Quanto ao Elenco:

Elenco Brilhante e totalmente desconhecido. Foram usados atores amadores, e até algumas pessoas que nem se quer atuavam. Mas que os críticos "Pro" me condenem, são melhores do que os Hollywoodianos atuais. O Interessante é que todos são Mexicanos, possuindo traços do povo que viveu na civilização Maia, o que dá mais realidade a História.

A Emoção:

O Filme é tenso, do tipo que prende a atenção do espectador em todas as cenas. Os jogos de câmera e as sequências de drama e ação são impecáveis. Tem uma cena de persseguição de quase 40 minutos na selva que é tão real emocionante que chega a dar um frio no estômago. O melhor ainda está para vir. Um parto tão emocionante que me arrepia só de lembrar. O Filme é majestoso quando falamos em emoção.

O Som:

Magnífico. Quem tem um bom Home Theater não pode perder. Com uma trilha sonora bem discreta mas de precisão cirúrgica, valoriza muito as distribuições sonoras dos ambientes da trama. Como dizemos por aqui, o som mata a pau.

A Violência:

Andei lendo por ai que o filme possui cenas de violência gratuita e desnecessária. Na minha opinião , o diretor só não censurou nada quando reproduziu um mundo onde a violência e o sofrimento era corriqueiro. A maquiagem em cenas de violência realmente é impressionante, fazendo passar um tom pesado na trama. Não vou mentir. Cabeças rolam, muito sangue escorre, muita gente é morta sem pena com "closes" de câmera nas entranhas, mas isso é que dá a alma da realidade e causa aflição a quem assiste. Para min esse é o propósito do cinema, emocionar, mecher com os sentimentos de alegria, raiva, medo, amor. Quem quer assistir a um filme real, tenso e emocionante, esse é o nome: Apocalypto.

Está ai, minha opinião.. .se gostaram do filme, comentem ai... Valeu.


Sobre esse Post